Bill Gates e Steve Jobs trocam elogios em conferência tecnológica

da Efe , em San Francisco

Os gigantes da tecnologia Bill Gates, da Microsoft, e Steve Jobs, da Apple, aparentemente deixaram para trás sua rivalidade e trocaram elogios na quarta-feira, quando dividiram o palco na conferência "D: All Things Digital", em San Diego (Estados Unidos).

O melhor momento do debate foi quando um dos organizadores do evento, o colunista do jornal financeiro "The Wall Street Journal" Walt Mossberg, perguntou sobre os mal-entendidos na relação entre os dois.

"Mantivemos nosso casamento em segredo durante mais de uma década", respondeu Jobs, provocando os risos do público.

Os dois executivos mostraram enfoques muito diferentes desde o começo da indústria do computador pessoal. Jobs sempre se preocupou com o projeto único de seus produtos; Gates procurou estar em todas partes.

No evento, eles conversaram como velhos amigos sobre a revolução digital num bate-papo que, segundo os porta-vozes da conferência, não teve roteiros nem ensaios.

Rasgando seda

A discussão começou quando outra jornalista do "Wall Street Journal", Kara Swisher perguntou a cada executivo qual havia sido a principal contribuição do outro.

"Bill construiu a primeira companhia de software na indústria. O modelo de negócio funcionou muito bem. Ele estava muito centrado em software antes que qualquer pessoa tivesse idéia de por onde ir", lembrou Jobs.

Gates, por sua vez, elogiou a tenacidade de Jobs em sua idéia de que o computador podia se transformar num produto de massa e depois por apostar no Mac, apesar do fracasso inicial.

O encontro foi repleto de momentos de bom humor, como nos comentários sobre uma campanha publicitária da Apple que compara os computadores Mac com os PC, representados por um homem aborrecido e insosso diante de outro jovial e divertido.

"O sujeito do PC é genial", disse Jobs, vestido, como sempre, com calças jeans. Gates, cuja aparência mais arrumada lembra a do personagem insosso do anúncio, respondeu: "Sim, a mãe gosta muito dele".

Revolução

Os dois descartaram a tese de que o computador terá cada vez menos importância, mas comentaram a explosão de artigos portáteis e as oportunidades no setor.

Jobs lembrou que, no início, ele e Gates eram freqüentemente as duas pessoas mais jovens nas conferências. Ele agora tem 52 anos, mesma idade que o rival completará em outubro.

Foi a primeira vez que os dois apareceram juntos no evento.

Horas antes, a Microsoft mostrou pela primeira vez seu esperado e futurista computador plano Surface, um produto que tem forma de mesa e uma grande tela sensível ao toque, em lugar de mouse e teclado.

Enquanto isso, a Apple anunciava que a Apple TV reproduzirá vídeos do site YouTube.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home