Superprocessador da IBM bate 25 recordes

SÃO PAULO - A IBM apresentou, nesta semana, o Power6, o microprocessador mais poderoso do mundo.

Projetado para uso em servidores, o Power6 é um processador com dois núcleos e clock de 4,7 GHz. Essa freqüência de clock é mais que o dobro da do Power5, o antecessor do novo chip. É, também, mil vezes a freqüência de clock do primeiro IBM PC, lançado em 1981. Aquele PC pioneiro rodava a 4,77 MHz.

Além do clock mais rápido, o Power6 tem cache interno de 8 MB, quatro vezes o do Power5. Graças a um barramento de dados ultra-rápido, o processador troca dados com a placa-mãe a uma velocidade de até 300 GB/s. Na teoria, isso seria suficiente para baixar todas as músicas e vídeos à venda na loja iTunes, da Apple, em apenas 1 minuto.

Mesmo pesando apenas alguns gramas, o Power6 tem o dobro do poder de processamento do Deep Blue, o supercomputador de 1,4 tonelada que derrotou o enxadrista Garry Kasparov dez anos atrás. Segundo a IBM, um servidor System p570 construído com esse chip já bateu 25 recordes de desempenho. A empresa diz, ainda, que o novo processador, mesmo rodando a 4,7 GHz, consome a mesma quantidade de energia que o Power5 a 2,2 GHz. Adicionalmente, o chip permite desacelerar o clock para poupar energia.

O Power6 compete com os processadores da Sun e da Intel. Os concorrentes, porém, concentraram-se em aumentar o número de núcleos. A Sun tem processadores UltraSPARC T1 de 8 núcleos; e a Intel deve lançar o seu Xeon de 8 núcleos no segundo semestre. A IBM, ao contrário, acelerou o clock e a transferência de dados, mas manteve apenas dois núcleos no chip.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home