Japão inventa tecnologia para identificar falsas obras de arte

da Ansa , em Tóquio

Um estudioso japonês decretou nesta terça-feira em Tóquio o fim da era das fraudes na arte. O professor Kaori Fukunaga inventou uma tecnologia que utiliza um scanner em ondas eletromagnéticas para examinar pinturas e verificar se são falsas ou não.

O funcionamento do novo aparelho foi explicado ao jornal "Asahi" por Fukunaga, que trabalha no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e de Comunicações da Universidade Tohogu de Sendai, na província de Miyagi.

O aparelho, através da absorção de ondas terahertzianas, consegue determinar em qual período histórico foram aplicados os diferentes materiais que compõem uma pintura, algo que pode não ser identificado pela análise química.

As ondas terahertzianas, também utilizadas para identificar explosivos e entorpecentes, não são radioativas e não causam danos às obras examinadas.

O estudioso começou a desenvolver um "arquivo" de arte que poderá ajudar na identificação de antigas obras de arte de autorias incertas. Fukunaga publicará os resultados das suas pesquisas em uma revista japonesa especializada em engenharia eletrônica.

Ele disse ainda que pretende diminuir o tamanho do aparelho, a fim de dar mais agilidade ao processo, pois há várias obras que não são facilmente transportáveis.
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home