Programas espiões e ladrões de senhas têm ação discreta no PC

JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

Muita gente tem medo de qualquer palavra com o sufixo "ware". E essa preocupação é justificada, por causa das pragas de última geração e de seus nomes: spyware, adware e malware.

Não há uma padronização clara para definir o que cada um desses nomes representa. O consenso é que, de uma forma ou de outra, o usuário sai no prejuízo.

Da fusão das palavras, em inglês, software e malicious (malicioso) nasceu o jargão malware, que serve para qualificar qualquer programa de computador com finalidade nociva.

Os famosos invasores do tipo cavalo-de-tróia, os worms e os programas com códigos que alteram configurações da máquina sem autorização são alguns exemplos de malware.

Nessa galeria de vilões, quem ganhou destaque nos últimos anos foram os programas espiões (spyware).

Alguns deles são totalmente discretos. Instalados por meio de brechas de segurança no sistema operacional, funcionam sem chamar a atenção e não alteram a velocidade da máquina.

Há espécimes dessa categoria, porém, que são mais nocivos e bastante espalhafatosos, chegando a se disfarçarem com o visual de antivírus, de tocador ou de gerenciador de downloads.

Distribuídos por sites falsos, esses programas espiões servem para que os golpistas roubem informações ou controlem o computador à distância.

Outra técnica é colocar o programa espião no meio do pacote de instalação de outro produto. Várias versões do programa de trocas Kazaa, por exemplo, apelam para esse expediente para alcançar objetivos escusos.

Alma do negócio

Enfiar propaganda na área de trabalho e nas telas dos programas é a função do adware, mas o que define a má intenção dessa técnica é dar ou não a opção de o usuário permitir a publicidade.

Sites de downloads ilegais geralmente forçam o visitante a copiar e a instalar programas desse tipo em troca de supostas vantagens, como conteúdo exclusivo.

O que costuma acontecer é que os bônus são falsos e os softwares de propaganda são impossíveis de serem desinstalados.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home