Google anuncia maior complexo movido a energia solar

Google planeja um sistema de eletricidade por energia solar em sua sede, no Silicon Valley, que se tornará o maior complexo empresarial acionado por energia solar nos Estados Unidos. A empresa está começando a instalar um sistema de geração de energia por meio da luz solar no telhado do edifício sede, em Mountain View, na Califórnia. A capacidade do sistema - mais de 9 mil placas coletoras - será de 1,6 megawatt de eletricidade, o bastante para alimentar mil residências californianas.
  • Veja a imagem ampliada

    "Trata-se do maior sistema de energia solar controlado por um operador privado em local empresarial", disse Noah Kayle, diretor de relações públicas da Solar Energy Industries Association, associação setorial sediada em Washington.

    Um executivo do Google disse que a empresa usará a energia solar para fornecer cerca de um terço da eletricidade consumida pelos trabalhadores do escritório em sua sede. Isso exclui a energia consumida pelas centrais de dados que acionam muitos dos serviços de Internet do Google em todo o mundo, afirmou.

    "Vamos produzir por volta de 30% da energia que consumimos", disse David Radclifffe, vice-presidente de imóveis do Google, em entrevista à Reuters. "Isso é para o nosso pessoal do escritório-sede."

    Radcliffe não quis comentar sobre o custo do projeto ou sobre a possibilidade de que o equipamento de geração de energia solar venha a compensar integralmente o investimento com o tempo. "Queremos pôr fim ao mito de que não se pode ser ecológico e lucrativo", afirmou.

    Embora a decisão represente uma séria demonstração de apoio à energia alternativa, o projeto talvez tenha influência muito pequena sobre o consumo geral de energia pela empresa. Uma regra prática do setor de eletricidade é de que centrais de dados consomem dez vezes mais eletricidade do que edifícios usados para abrigar serviços de escritório.

    A maior parte dos painéis solares será instalada no telhado dos edifícios que compõem o Googlepex ¿ apelido carinhoso do complexo. Outros servirão como cobertura sobre os estacionamentos existentes da empresa.
      Reuters

  •  
     

    Arquivo noticias>> clic

    mais noticias do mês... clic

          


    E-mail

    Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

    Home