Estudo vai revelar segredos de Monalisa

da Folha Online

Cientistas estão prestes a revelar alguns dos segredos por trás do sorriso mais enigmático do Ocidente, quando apresentarem nesta semana os resultados do estudo tridimensional mais completo já feito de Monalisa.

A obra-prima de Leonardo da Vinci foi pintada no século 16 e é uma das pinturas mais famosas do mundo.
Em 2004, cientistas captaram imagens 3D com uma tecnologia especial desenvolvida por pesquisadores do Canada's National Research Council.

Os pesquisadores escanearam a pintura e conseguiram imagens em alta resolução nunca antes obtidas. Especialistas acreditam que os resultados do trabalho vão dar novas informações sobre a história e o estado de conservação da obra.

O retrato permanece no museu do Louvre em Paris, mas os cientistas canadenses prometem que o modelo da obra vai permitir que especialistas em história da arte e o público em geral vejam a pintura de perto sem correr o risco de danificá-la.

Os resultados da pesquisa também vão revelar detalhes desconhecidos das técnicas utilizadas por Leonardo da Vinci, incluindo a denominada "sfumato", que dá o efeito visual de névoa na pintura e contribui para o ar de mistério do retrato.

O quadro da jovem de sorriso ambíguo, identificada como Lisa Gherardini, mulher do mercador Francesco de Giocondo, tem atraído admiração e curiosidade desde que foi pintado há 500 anos.

Com Reuters

 

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home