Reino Unido cria agência de combate à pedofilia na web


da Ansa, em Londres

O governo britânico lançou hoje a primeira agência mundial de combate à pedofilia na internet. O organismo tem como objetivo acabar com a publicação de imagens de menores vítimas de abuso e prender os pedófilos que operam pela internet.

O
Ceop (sigla em inglês para Centro de Proteção da Internet contra a Exploração do Menor) receberá denúncias de atividades suspeitas na web vinculadas ao abuso e exploração sexual de menores.

Essa unidade, composta por cem policiais, técnicos em computação e especialistas em assuntos relacionados aos menores de idade também oferecerá aconselhamento a pais e vítimas potenciais de pedofilia.

Uma das iniciativas será a criação de salas de bate-papo com agentes policiais que simularão ser crianças, para pegar os pedófilos que queiram abusar de menores.

O diretor da nova agência, Jim Gamble, declarou à rádio 5 da BBC que o organismo "dará poder às crianças do Reino Unido como em nenhum outro lugar do mundo".

O centro publicará uma lista das páginas na internet perigosas e alertará as crianças para reportarem qualquer atividade que possa representar tentativas de abuso. "Isso significa que, se um pedófilo está abusando de uma criança, enganando-a pela internet, o menor pode nos passar essa informação diretamente pela internet", explicou Gamble.

O organismo, afiliado à Agência contra o Crime Organizado e Grave, que trabalhará com departamentos da polícia internacional, também criará falsas páginas de pedófilos na internet para conseguir informações pessoais destes, como dados dos cartões de crédito e débito, o que facilitaria a busca dos criminosos.

Estima-se que cerca de 20 mil britânicos acessem diariamente imagens ilegais na internet. Em 2005, mais de 6.000 sites pedófilos foram reportados à polícia, cerca do dobro que em 2004. Segundo os especialistas, uma das áreas mais preocupantes dentro da internet utilizada pelos pedófilos para atrair as crianças é a de jogos eletrônicos.

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home