Games "treinam" cérebro e viram moda no Japão

da BBC Brasil

Jogos de computador são criticados por muitos, mas uma nova onda de games lançada no Japão veio para contradizer seus opositores. Prova disso é o fato de a empresa Nintendo ter vendido quase 5 milhões de cópias, em um ano no Japão, de três games voltados para o "treinamento" do cérebro.

O primeiro título da série, chamado O Treinamento Cerebral do Dr. Kawashima: Qual a Idade do Seu Cérebro?, oferece atividades como solucionar problemas matemáticos, contar o número de pessoas que entra e sai de uma residência, fazer desenhos na tela e ler clássicos literários ao microfone do aparelho.

Em seguida, os jogadores são avaliados com um placar que confere uma idade cerebral. A medida que o desempenho dos jogadores vai melhorando, eles começam a "ficar mais jovens".

Sucesso

Mesmo um ano após seu lançamento, o game ainda está entre os dez mais vendidos no Japão, tendo vendido 1,8 milhões de cópias.

Ao contrário de outras criações ficcionais da Nintendo, como Donkey Kong ou Mario, o Dr. Kawashima do título é não apenas um personagem real, mas também um dos principais especialistas do Japão no cérebro humano. Ele é também um renomado escritor, que assinou dois livros sobre desenvolvimento cerebral --juntos, venderam mais de 1 milhão de cópias.

A idéia de criar os jogos de desenvolvimento cerebral surgiu a partir de um comentário feito por um integrante do comitê executivo da Nintendo, de que ele não conhecia ninguém de sua idade que jogasse pelo computador.

Competição

Mas a Nintendo não é a única a investir nos "jogos cabeça" no Japão. A fabricante de telefones celulares Upstart Games está criando o game Academia do QI, a versão para computadores do jogo Paraíso do Cérebro Direito, que já se mostrou um sucesso na Ásia entre usuários de celulares.

O Academia do QI mede a performance do jogador em uma série de exercícios de lógica e de noção espacial. Após a realização das provas, o participante é avaliado. O grau de dificuldade dos desafios vai aumentando com o tempo, a fim de que o jogador possa aprimorar sua capacidade cerebral.

Um dos principais concorrentes da Nintendo, a Sony, também está investindo nos "games cabeça" para o mercado japonês. A Sony atua junto a Kenichiro Mogi, um dos principais pesquisadores de seu laboratório, para criar um jogo de desenvolvimento cerebral para o portátil PSP.

Outros países

A mania dos jogos cerebrais poderá, em breve, se alastrar para outras regiões.
A Nintendo pretende lançar ainda nesta ano versões de jogos de sucesso no Japão no mercado britânico. Em um destes games, o cérebro do usuário é comparado ao de gênios da história mundial.

Outra mania também voltada para expandir a capacidade cerebral está em vias de se converter em game no Reino Unido , com o game Carol Vorderman's Sudoku, que foi um sucesso entre os britânicos
 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home