Copa do Mundo terá um robô de segurança

Capaz de detectar agentes químicos ou biológicos, substâncias explosivas e movimentos suspeitos em um raio de 30 metros, o "Ofro", um pequeno robô de segurança único no planeta, será testado em Berlim durante a Copa 2006.

Este robô "analisa o ar permanentemente graças a sensores e detecta as substâncias que podem ser nocivas ao ser humano", explicou Ulf Stremmel, diretor executivo da empresa berlinense Robowatch Technologies, fabricante do "Ofro".

Equipado por antenas UMTS (telefonia móvel de terceira geração) e acesso às redes locais por radiação, o robô de 50 kg registra os dados para alertar uma central.

É precisamente isso o que fará no Estádio Olímpico de Berlim, onde serão disputados vários jogos, entre eles a final.

Para a Copa do Mundo, que terá medidas excepcionais de segurança, a empresa encarregada da vigilância no lendário estádio da capital alemã, cenário dos Jogos Olímpicos de 1936, pediu um exemplar do "Ofro", disse Stremmel.

As empresas de segurança figuram entre as principais compradoras destes modelos que chegaram ao mercado em 2005, e que têm pedidos de todo o mundo. Não só dos países europeus, mas até de China e Cingapura, assegurou Stremmel. Os exércitos da França, Alemanha e China já manifestaram seu interesse, afirmou o empresário.

Alguns exemplares do "Ofro" têm pinturas de camuflagem, como os veículos militares, mas o vigiará o Estádio Olímpico será prateada, a pedida da empresa que o solicitou.

"Ofro", que funciona com controle remoto ou com um itinerário pré-definido, pode também detectar "uma presença suspeita tanto de dia como de noite", graças a uma câmara móvel fixada na parte superior, a 1,20m de altura, disse o empresário.

"O ''Ofro'' pode dar o alerta, por exemplo, de uma intrusão noturna no estádio. O robô é complemento de outras medidas de segurança", explicou Stremmel.

Implantada na região leste de Berlim, a Robowatch Technologies já conta com 27 pedidos de "Ofro" apenas este ano, depois de comercializado 12 unidades em 2005.

O atual modelo de "Ofro" suporta variações de temperatura que vão desde os --15ºC até 50ºC. É a segunda versão de um robô lançado em 2003 e que somente podia ser usado em recintos fechados.

"No momento, somos a única empresa do mundo a oferecer o ''Ofro'', cujo preço varia de 55 mil a 85 mil euros. Haverá novos interessados, seguramente, porque o mercado de robótica terá forte crescimento nos próximos anos", disse Stremmel.

A empresa, que emprega 34 pessoas, já está trabalhando em um novo modelo, menor e mais leve, que terá a capacidade da subir escadas e será recomendado para zonas de difícil acesso, como edifícios atingidos por terremotos.


 
AFP

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home