Chineses vendem minério pela Internet


As companhias de trading chinesas estão usando uma versão local do site de leilões online eBay, o Alibaba, para aumentar o fluxo mundial de um recurso cada vez mais controlado pelo Estado: o minério de ferro. Pequenas siderúrgicas chinesas, desesperadas para comprar minério de ferro do Brasil, da Índia e da Indonésia podem encontrá-lo no Alibaba, o maior site B2B da China, que é apoiado pelo Yahoo.

Algumas das 237 ofertas disponíveis no site nesta sexta-feira incluíam até fotos de exemplares do minério de ferro, usado para produzir aço. "Usamos a Internet como extensão de nossos serviços, para deixar as pessoas conhecerem o que temos", disse Sun Gongmin, que dirige o marketing de Internet para a Hero Trade Co., em Pequim.

"Apenas começamos a anunciar a venda de minério de ferro no final do ano passado. Antes disso eramos bem sucedidos com a venda de tapetes."

As siderúrgicas chinesas, lideradas pela maior produtora de aço da China Baosteel, estão tentando tomar frente nas negociações dos preços do minério de ferro com as três principais mineradoras do mundo, entre elas a Companhia Vale do Rio Doce, para evitar forte aumento no preço da commodity, como ocorreu em 2005, quando subiu 71,5%. "Muitas pessoas nos contactaram já, a maioria são outras companhias de trading, ajudando seus clientes a buscarem algunas centenas de toneladas aqui ou ali. Nós somos basicamente os intermediários", acrescentou Gongmin.

A empresa de Gogmin é especializada em tapetes, madeira canadense, minério de ferro brasileiro, carvão da indonésia, cobre e serragem de pinho amarelo americano para tábuas de depósitos. A maior parte dos anúncios requer que os interessados entrem em contato com o vendedor por negociações sobre os preços, volume e transporte.

Mas a Shanghai Huozhiyao Import Export Trade Co. oferece minério da Indonésia à vista por US$ 67 a toneleda, ilustrado por fotos de litoral tropical. O minério de ferro brasileiro é negociado em torno de US$ 69 a tonelada.
 
Reuters

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home