Veículos da Nasa que circularam por Marte estrelam documentário
 
Deborah Zabarenko

As sondas Spirit e Opportunity, que circularam por Marte por dois anos, são as estrelas de um novo filme projetado nas telas gigantes da cadeia Imax a partir desta sexta-feira.

Milhões de pessoas já viram às fotos enviadas pelos carros robóticos, mas o novo filme, "Roving Mars", organiza as imagens num filme em movimento.

Steven Squyres, principal cientista que cuidou dos veículos e narrador do filme, disse que a obra dá aos espectadores a sensação de estar mesmo no planeta vermelho.

"Eu tinha uma imagem mental de Marte, e pela primeira vez, com a tela Imax, o que vi com meus olhos combinou com essa imagem", disse Squyres numa entrevisa à Reuters.

Um dos motivos de as imagens parecerem tão reais é que o filme é todo baseado nas fotos capturadas pelos veículos ou em dados científicos coletados por eles.

"Cada cena que se vê é de dados reais dos veículos, só foram processadas de modos diferentes", disse Squyres. "Não há nenhuma foto falsa de Marte."

Uma das imagens que parece impossível — a do veículo aterrissando no planeta — foi criada pelo artista digital Dan Maas a partir de dados coletados dos veículos no momento do pouso.

Também aparecem no filme as milhares de pessoas que trabalharam no projeto, nos laboratórios da Nasa e em outros locais.

Squyres, professor de astronomia da Universidade de Cornell, criou o projeto em 1987, mas ele demorou mais de uma década para se concretizar, até os lançamentos, em 2003.

A luta dos bastidores antes da execução do projeto e durante a estada dos veículos em Marte compõe a narrativa central do filme, produzido e dirigido por George Butler, autor de vários documentários.

Embora ele já tenha feito outros filmes para o sistema de telas gigantes Imax, o diretor reclama da filosofia das obras. "Não entendo por que fazem tantos filmes Imax ruins", disse ele à Reuters. "Filmes têm de contar uma história, não importa que tipo de filme seja. O grande problema com os filmes Imax é que eles não contam histórias."

A introdução é narrada por Paul Newman. "A voz dele soa como a de Deus", disse Butler. A trilha sonora é de Philip Glass.
 
Reuters

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home