Roubo de dados é maior preocupação da população, diz pesquisa

Publicidade
da Folha Online

Nem terrorismo, nem desemprego nem desastres naturais. O roubo de dados pessoais ou financeiros representa hoje a maior preocupação da população mundial, segundo pesquisa divulgada pela empresa de cartões de crédito Visa durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça).

O levantamento, encomendado ao instituto de pesquisas Harris Interactive, que entrevistou 6.000 consumidores em 12 países, mostra que as pessoas atribuem preocupação 6,4 ao roubo dos dados em uma escala de 0 a 10 --sendo 10 motivo de maior inquietação.

Em seguida, aparecem a proteção ao meio ambiente (6,2), terrorismo (5,8), perda da fonte de renda (5,7), roubo do cartão de crédito (5,6), epidemias (5,5), fim da confiança no governo (4,9) e desastres naturais (4,8).

Mike Dabadie, vice-presidente sênior da Harris Interactive, afirma que 24% dos consumidores relataram que sua preocupação com a segurança da informação fez com que realizassem menos compras pela internet e 26% disseram estar comprando menos por telefone.

Segundo estimativas do IPDI (Instituto de Peritos em Tecnologias Digitais e Telecomunicações), no Brasil bancos e administradoras de cartões perderam R$ 300 milhões com fraudes virtuais em 2005.

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) admite que nem sempre os clientes bancários vítimas de fraude recebem seu dinheiro de volta. Os bancos deixam de indenizar o cliente quando ele se coloca em "situações de negligência", como não ter instalado um antivírus no computador ou realizar transações financeiras em cybercafés.
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home