Robô japonês pode ajudar em tarefas domésticas

da Folha Online

Um robô japonês que leva o nome de Promet, ainda em desenvolvimento, deve ajudar em tarefas domésticas simples daqui a alguns anos. O humanóide funciona como uma espécie de controle remoto, já que, ao receber ordens, pode pegar água, acender a luz e ligar a TV, por exemplo.

"Queremos fazer um produto que se assemelhe a cachorros obedientes", afirmou Isao Hara, do Instituto Nacional da Indústria Avançada de Ciência e Tecnologia. "Estamos estudando maneiras de integrá-los à sociedade", afirmou, referindo-se aos dois protótipos já existentes.

"Para interagir, um robô precisa conversar, monitorar objetos, registrá-los e agir 'sozinho'. Assim como animais de estimação, eles devem oferecer assistência aos seus donos", continuou.

Quando o pesquisador chama um dos robôs, ele se aproxima e pergunta: "o que posso fazer por você?". Antes de executar um comando, ele repete as instruções em voz alta. "Vou ligar a TV", diz. Durante uma demonstração, os dois humanóides interagiram: "por favor, cuide disso", disse um dos robôs, repassando a ordem de um humano para seu "colega".

Os Promets também podem realizar tarefas mais complexas. Para pegar uma lata de bebida, por exemplo, um dos humanóides vai até a geladeira, abre a porta, identifica a localização daquilo que procura, pega a lata, fecha a porta e coloca o item sobre uma mesa.

Com agências internacionais

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home