Internauta julga sites em menos de um piscar de olhos

Os usuários de Internet às vezes aceitam ou rejeitam um site em menos tempo do que é necessário para piscar os olhos, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores canadenses. Em apenas um vigésimo de segundo as pessoas fazem julgamentos estéticos que influenciam o restante de sua experiência com um site de Internet.

O estudo foi publicado na mais recente edição da revista especializada Behaviour and Information Technology. A autora afirma que as conclusões têm forte implicação para o campo do design de sites. "Na verdade, trata-se de uma resposta fisiológica", disse Gitte Lindgaard à Reuters. "Por isso, os designers de sites têm que garantir que não estão ofendendo os usuários visualmente. Se a primeira impressão for negativa, é provável que afastem os usuários", afirma.

No estudo, os pesquisadores constataram que as pessoas decidem sobre o apelo visual de um site depois de observá-lo por menos de um vigésimo de segundo. As decisões não são aleatórias, segundo os pesquisadores. Sites que foram exibidos momentaneamente por duas vezes receberam o mesmo julgamento em ambas as ocasiões.

Eles também compararam as reações à resposta de participantes que puderam observar os sites por período mais longo. Mas os resultados não demonstram como causar reação positiva nos usuários, disse Lindgaard, professora de psicologia na Carleton University, em Ottawa. "Quando observamos os sites usados nos testes, não encontramos nenhum fator que revele por que as pessoas os escolhem ou rejeitam".

Embora novas pesquisas possam oferecer pistas adicionais, ela diz que as variações de gosto pessoal sempre seriam uma limitação. "Se o design pudesse ser reduzido a um conjunto de princípios, não teríamos pilhas de casas, jardins, carros e quartos iguaizinhos?", diz Lindgaard. "É preciso haver variedade".
 
Reuters

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home