Índia exige identidade e foto para entrar em cibercafés

Todos que usarem os serviços de cibercafés terão de mostrar seus documentos de identidade e ser fotografados com uma webcam no estado indiano de Tamilnadu, no sul da Índia, para obedecer à nova norma adotada pela Polícia regional, informou hoje a rede de televisão local NDTV.

"Os responsáveis por estes estabelecimentos terão de fotografar os usuários e criar um arquivo com fotos no formato que especificamos", informou hoje Jayanth Murali, comissário da Polícia da localidade.

A decisão foi tomada depois que, em dezembro, uma ameaça de bomba falsa enviada de um cibercafé (estabelecimento que aluga acesso à Internet) do distrito causou alarme e forçou a evacuação das Câmaras Alta e Baixa do Parlamento indiano, em Nova Délhi.

Proprietários dos cibercafés de Tamilnadu, um estado onde vivem cerca de 65 milhões de pessoas, já manifestaram sua oposição à nova medida. "Muitos de nossos clientes ficam reticentes a apresentar seus documentos de identificação, alguns inclusive nos perguntam por que temos de registrar seu endereço", disse S. Kumar, proprietário de um estabelecimento de acesso à Internet, a uma equipe de televisão.

Mas a Polícia aposta nesta medida para acabar com o cibercrime, que cresceu muito nos últimos anos em Tamilnadu. A própria chefe de Governo do estado, J.Jayalalithaa, recebeu duas ameaças através de mensagens eletrônicas enviadas de cibercafés públicos.

De acordo com relatório da Conferência das Nações Unidas de Comércio e Desenvolvimento (Unctad), a Índia tem 35 milhões de usuários de Internet, mas o número aumentou no ano passado em 89% em relação ao ano anterior.

No entanto, apesar do rápido crescimento do uso de Internet na Índia, a penetração da rede nos lares indianos continua em 3,2%, contra 7,2% da China, outro gigante asiático. Os números são irrisórios comparados com os 62% dos Estados Unidos e os 75% da Suécia.

 

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home