Biblioteca Digital Européia estará disponível em breve

A contribuição francesa para a futura Biblioteca Digital Européia (BNE) será apresentada amanha numa reunião do comitê encarregado de sua preparação, com o objetivo de lançá-la ainda este ano. Proposto há pouco menos de um ano pela França, o projeto da BNE prevê a digitalização de milhões de livros, para preservar, segundo seus idealizadores, um patrimônio - "uma riqueza e diversidade sem paralelo".

"O objetivo em 2006 é lançar a biblioteca imediatamente, em cooperação com vários países" que seriam um "núcleo duro" do projeto, declarou à AFP Agnès Saal, diretora geral da Bibilioteca Nacional da França (BNF). Cinco países - Alemanha, Espanha, Hungria, Itália e Polônia - se uniram à França em abril passado para pedir à Comissão Européia o projeto de Biblioteca Digital.

Segundo Agnès Saal, 23 bibliotecas nacionais de países da UE já aderiram ao projeto. Dos 25 integrantes da UE, faltam apenas Portugal, por motivos técnicos, e Reino Unido, "com uma posição bastante similar quanto aos objetivos".

A BNF realizará em breve "um teste de digitalização em massa" para avaliar as condições técnicas, a rapidez e o custo da operação. O custo anual da participação francesa é estimado atualmente pelo presidente da BNF, Jean-Noël Jeanneney, "entre 8 e 15 milhões de euros", para digitalizar entre 150 mil e 200 mil livros por ano. Em toda a Europa, poderiam ser digitalizados entre 600 mil e um milhão de livros por ano.

Num primeiro momento, o projeto se concentrará na digitalização dos textos fundadores da cultura européia. O objetivo, segundo Saal, é ter "uma base de textos europeus fundamentais" sem cair na "obssessão da quantidade". Depois, o projeto incluirá dicionários, obras científicas e até jornais. "Privilegiamos o aspecto qualitativo. Teremos um número importante de livros, mas com um tratamento de qualidade", lembra.

O projeto da BNE competirá com o gigantesco programa de digitalização de livros iniciado no final de 2004 pelo Google. A biblioteca Digital também competirá com o Yahoo, que em outubro anunciou seu projeto de biblioteca digital.
  AFP


 

 

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home