Ataques via "messaging" explodem em 2005

da Folha Online

O número de ataques a comunicadores instantâneos e às redes de troca de arquivo (P2P) aumentaram 1.218% no quarto trimestre de 2005, na comparação com o primeiro trimestre. A informação tem como base os incidentes registrados em diversos países pela empresa norte-americana FaceTime Communications.

O grupo não divulga, separadamente, a quantidade de incidentes relacionadas a cada tipo de ferramenta. Quando somados, eles ficaram em 59 no primeiro trimestre de 2005, contra 778 no quarto trimestre do ano passado.

Entre 2004 e 2005, diz a companhia sem especificar números, a quantidade de ameaças cresceu mais de vinte vezes.

O comunicador favorito dos piratas virtuais é o MSN Messenger, também o mais popular entre os internautas, que foi alvo de 57% dos ataques. Em segundo lugar ficou a ferramenta da AOL (37%), seguida pela solução do Yahoo! (6%).

"É importante que os internautas e empresas entendam os riscos associados ao crescimento sem precedentes das ameaças que se espalham via comunicadores instantâneos e redes P2P", afirma Michael Osterman, responsável pela empresa Osterman Research, que oferece ferramentas de comunicação.

Especialistas recomendam que os internautas mantenhas suas ferramentas de segurança sempre atualizadas e evitem abrir mensagens suspeitas --como aquelas que têm um assunto muito genérico-- ou enviadas por desconhecidos. Os usuários do MSN Messenger podem checar se as mensagens que recebem têm vírus ao clicar em "ferramentas", "opções", "transferência de arquivo" e, então, selecionar o antivírus para verificar a existência de códigos maliciosos.

 

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home