Internautas preferem voz do sexo oposto, diz Babylon

da Folha Online

Um levantamento feito pela
Babylon, líder mundial em software de tradução e glossários corporativos acionados por um só clique, revela que a maior parte dos internautas masculinos (68% dos homens registrados na base) prefere selecionar a voz feminina no sistema de vocalização de palavras do seu dicionário.

A situação recíproca também é verdadeira. Ou seja, cerca de 61% das mulheres prefere a voz masculina.

Isso significa que há um equilíbrio, indicando a preferência pela voz do sexo oposto em sistemas com voz digital.

Embora sem caráter científico, o levantamento considera uma base com mais de 30 milhões de registros, referentes a usuários do Babylon em todo o mundo.

Destes pelo menos 3 milhões são usuários brasileiros e, de acordo com a empresa, parece haver uma repetição deste padrão mesmo em países de cultura distinta.

Segundo Noah Bell, diretor de vendas para região das Américas da Babylon, este tipo de constatação pode ser de algum valor para designers de aplicações como games e sistemas de contact-center.

"Mostra que é importante dar liberdade ao usuário para escolher o gênero vocal", diz o executivo.

Segundo Raphael Cohen, diretor da VM Tecnologia, que representa a Babylon no Brasil, o sistema de vocalização dos dicionários e glossários Babylon não é um recurso nativo do próprio software, mas é uma funcionalidade do Windows normalmente pouco utilizada nas aplicações correntes.

"O diferencial do seu uso no Babylon está no mecanismo de conversão com um só clique que está motor do nosso software. Ao clicar sobre a palavra, o usuário recebe um pop-up com a sua tradução e demais informações lingüísticas. Para ouvir a pronúncia correta em inglês, é só acionar um ícone intuitivo", afirma o diretor.

Segundo Cohen, é cada vez maior o número de usuários que recorre ao vocalizador para conferir a pronúncia em inglês.

"Além dos usuários individuais, esta funcionalidade é bastante demandada pelas escolas de idioma. Recentemente, o CCAA adquiriu 10 mil licenças do Babylon para utilizar em seus laboratórios", diz.


 

 

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home