Software cria sons reais para guitarra imaginária

da Folha Online

Estudantes finlandeses da Helsinki University of Technology desenvolveram um software que emite sons quando alguém simula tocar uma guitarra imaginária --esta prática, também conhecida como "air guitar", é tão popular que já tem um campeonato mundial.

Para isso, um computador monitora todos os movimentos das mãos do "músico" e adiciona alguns sons que, teoricamente, combinam com os movimentos frenéticos dos dedos. Essa "ajuda" do software pode tornar os usuários mais talentosos do que realmente são.

O "guitarrista" deve usar um par de luvas coloridas para que o software identifique os movimentos --com a ajuda de uma câmera, o programa captura as imagens das luvas especiais e identifica os diferentes gestos feitos pelo usuário.

Os estudantes Aki Kanerva, Juha Laitinen e Teemu Mäki-Patola pensaram em desenvolver a novidade quando um professor propôs que eles criassem um instrumento virtual. "A primeira coisa em que pensei foi na guitarra imaginária", afirmou Kanerva à revista "New Scientist". "Eu não era um guitarrista antes de iniciar o projeto, mas agora sou", brincou.


 

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006- Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home