Um doce para quem adivinhar a próxima da Internet!

Izabelino Tavares

As novas tecnologias parecem não conhecer limites. Até por isso, certamente, a Internet também não, trazendo uma nova e impactante descoberta quase que a cada dia. O Brasil comemora dez anos da entrada comercial na rede e efetivo início da democratização do seu acesso, quando a bola da vez é o Google. Depois de vários lançamentos, o melhor instrumento de busca online promoveu algo que grassou qual epidemia virtual: os mapas do site. Sabe-se que 85% dos americanos já desfrutaram do "hobby"! E, mesmo ainda na fase da curiosidade geral, localizando, via satélite, a própria casa e a dos amigos, surgia o uso mercadológico.

Assim, enquanto em Londres as lojas da Nike assinalam seus pontos de vendas, no Brasil, o Planeta Imóvel adotou o sistema para situar casas e apartamentos na região de interesse do cliente. Mais: partiu-se para a busca de pessoas, com certas adequações inusitadas. Caso de empresário californiano, que o incorporou ao serviço que presta. Ou seja, encontrar, para saírem, homem ou mulher, independente de opção sexual. Basta o usuário digitar código postal e o tipo procurado que um mapa, com balões, mostrará foto e o ponto onde se encontra a pessoa que for indicada.

E o gigante inglês não ficou nisso. Desde agosto, compra cabos de fibra ótica nos Estados Unidos e adquire conexões velozes. Intenção: criar a Google Net, rede paralela de acesso gratuito para seus usuários. Por falar em nova Internet, deve estar operando, desde junho, a primeira rede desvinculada do www. A UNBnet, desenvolvida pela curitibana United Business Net, que previa serviços de hospedagem, e-mail, busca, e-commerce e comunicação instantânea, de graça. O acesso requer navegador também por ela criado, permitindo conectar domínios das duas redes, ao trocar o www por unb. De início, seria restrita a empresas com nome comercial ou registro nos órgãos da Internet, esperando-se 10 milhões de domínios em 90 dias. Isso nos remete a outra questão que tem envolvido técnicos e autoridades: a superlotação na Internet.

O fato é que o protocolo dos anos 80, padrão de comunicação entre diferentes redes, após a World Wide Web, em 1995, cresceu até ser padrão mundial. Isso gerou limitações pelo uso de 68% dos endereços Ips, tocando ao Brasil uns três milhões ou 0,8% do total. O que leva a gerenciadora Fapesp, a pensar em racionamento.

Deixei, para o fim, anúncio digno da mais imaginosa ficção, com a promessa pela Nippon Telegraph & Telephone, da Internet via corpo humano! A Humana Área Network (Han), com o dispositivo RedTacton usando os campos elétricos superficiais da pele, transmitiria dados à 2 Megabits por segundo. Cerca de quase 50 vezes mais que os acessos por linha discada. Alguém equipado com um sensor poderia trocar itens com outra pessoa portadora do mesmo instrumento, com simples aperto de mão. Ainda pelo RedTacton, seria possível a um casal permutar arquivos de vídeo e áudio enquanto faz sexo. Ou download de músicas ao dançar. Previsão de ocorrer já no próximo ano.


Izabelino Tavares é Consultor de Organização, Estratégia e Gestão Virtual, para empresas e órgãos públicos.



 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home