Aparelho "tira a roupa" de passageiros no México

Um scanner de fabricação americana para detectar objetos colados ao corpo, que virtualmente tira a roupa dos passageiros, começou a ser usado no aeroporto da Cidade do México. O aparelho tem despertado reclamações dos usuários e do ombudsman de direitos humanos.

O scanner consiste em uma cabine onde o passageiro entra e é examinado em vários ângulos. Raios-X são usados para enviar imagens para um monitor, no qual o funcionário tenta detectar objetos metálicos, drogas, notas e armas que os passageiros estariam carregando.

O ombudsman, da Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), afirmou que iniciou uma queixa "diante da rejeição dos usuários do Aeroporto Internacional da Cidade do México".

"A CNDH considera que a utilização desse scanner, mediante o qual se despe virtualmente as pessoas, é uma flagrante violação dos direitos humanos. Por isso, este organismo nacional investigará e procederá em conseqüência", afirmou a entidade em comunicado.

"É voluntário, não é obrigatório. Agora, se os senhores quiserem viajar, essas são as condições", disse o secretário das Comunicações e Transporte, Pedro Cerisola.
 Reuters

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home