Japoneses planejam televisão "revolucionária" para 2020

da Folha Online

Em 2020, os japoneses pretendem lançar um aparelho de TV revolucionário. 
Além de ver imagens em 3D, os usuários poderão sentir cheiros relacionados 
às imagens e até interagir com elas.

Para ter uma idéia de como isso funcionaria na prática, um exemplo: durante uma partida de futebol, o telespectador pode cumprimentar a projeção daquele jogador que marcou o gol. Isso depois de observar a cena do ângulo que bem entender, é claro.

O projeto conta com o apoio de universidades, governo e empresas de tecnologia. Ele deve ser colocado em prática em abril de 2006 e consumirá 
US$ 1 milhão a cada ano.

"Você pode imaginar como será assistir a um jogo entre Japão e Brasil, nas finais da copa do mundo, como se você realmente estivesse lá?", questionou Yoshiaki Takeuchi, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, que trabalha para o governo do Japão.

O especialista reconhece que empresas e pesquisadores de todo o mundo fizeram significativos progressos em relação à exibição de imagens 3D. Por isso o verdadeiro desafio, diz Takeuchi, está ligado às possibilidades de toque e cheiro proporcionadas pela TV futurística.

Para chegar nesses resultados, os profissionais envolvidos no projeto consideram trabalhar com mecanismos de ultra-som, simulação elétrica e pressão do ar.

A novidade pode ter diversas aplicações. Ao assistir programas que vendem produtos, por exemplo, o telespectador poderia "sentir" a textura de uma roupa ou bolsa antes de comprá-la. Já um médico longe da sala de cirurgia, por exemplo, poderia ter uma visão completa do órgão do paciente antes de enviar instruções para os cirurgiões.

Essa TV é parte de um amplo projeto japonês de promover a comunicação universal. Segundo esse conceito, as informações devem ser partilhadas de forma fácil e inteligente, independente da língua e localização dos usuários.

Com agências internacionais

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home