Pele eletrônica pode dar sensação de toque a robôs
 


Um revestimento eletrônico e flexível pode dar a robôs, assentos de carro e até carpetes a habilidade de sentir a pressão e o calor, relataram pesquisadores japoneses na segunda-feira. Eles descreveram uma nova pele que não só sente a pressão e o calor, mas também é flexível, barata e fácil de fabricar.

Escrevendo na Proceedings of the National Academy of Sciences, eles disseram que a pele artificial pode vir a superar a pele humana. "Peles artificiais para as pessoas estão disponíveis no mercado, mas elas não têm dispositivos elétricos", escreveu Takao Someya, da Universidade de Tóquio, e os seus colegas. "Materiais como borracha são usados em atividades diárias, mas eles não conduzem eletricidade."

O revestimento criado por eles conta com transistores. Outros tipos de sensores poderiam ser adicionados, segundo os pesquisadores. "Dessa forma, será possível no futuro fazer uma pele eletrônica com funções que a pele humana natural não tem, integrando sensores não somente para pressão e temperatura, mas também para luz e umidade, por exemplo", escreveram.
 
Reuters

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home