Australianos criam código inquebrável com diamante

Pesquisadores da Universidade de Melbourne acreditam ter desenvolvido um código de informação inquebrável, que pode impedir a ação de hackers, usando um diamante, um forno microondas de cozinha e fibra óptica. Os cientistas australianos usaram o microondas para "fundir" um pequeno diamante de apenas um milésimo de milímetro a uma fibra óptica, que pode ser usada para criar um feixe de luz que, segundo eles, não pode ser decodificado por hackers.

Os fótons do feixe luminoso são as menores partículas conhecidas de luz. Até agora, cientistas não podiam produzir um único feixe de fótons, apesar de terem sido capazes de reduzir o tamanho do canal de luz usado para transmitir a informação.

"Quando se trata de criptografia, não é um grande problema ter uma mensagem interceptada, o problema é conseguir a chave (para decodificá-la)", disse o pesquisador James Rabeau, que desenvolveu o instrumento com o diamante. "O feixe único de fóton faz o papel de uma chave impossível de ser roubada."

A segurança de informações depende de propriedades da luz que são usadas para transmitir dados. Feixes de laser, que são usados hoje, enviam bilhões de fótons, tornando fácil aos hackers o roubo de alguns deles, possibilitando a quebra do código, disse Rabeau.

O aparelho com diamante envia um feixe único de fótons, para que, caso a cadeia de comunicação seja rompida, a informação seja destruída e o hacker seja imediatamente exposto tanto a quem enviou a mensagem quanto a quem a receberia, disse ele.

Apenas diamantes são conhecidos como capazes de criarem feixes únicos de fótons. Rabeau e seu time de cientistas receberam 3,3 milhões de dólares australianos (US$ 2,5 milhões) em garantias de inovação do governo do Estado de Vitória para desenvolver um protótipo e comercializar a tecnologia.
 
Reuters

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home