Sistema exibe imagens manipuláveis em pleno ar

Você lembra das clássicas cenas do robozinho R2-D2 projetando imagens holográficas na saga Star Wars? Pois agora, uma tecnologia bastante similar está disponível para qualquer mortal - por módicos US$ 18,6 mil. Uma empresa norte-americana anunciou o lançamento do Heliodisplay, um sistema de projeção de imagens em pleno ar.

Prometido há alguns anos por seu criador, Chad Dyner, o Heliodisplay é diferente da tecnologia "inventada" por George Lucas. Não exibe imagens holográficas, ou seja, três dimensões. Mostra em apenas duas, como em um monitor de computador. Tem, no entanto, a capacidade de tornar a imagem interativa ao toque do usuário. Basta passar a mão para que o cursor se mova por ela, tal qual uma tela sensível ao toque.

Para entender, considere a cena: em uma aula de cardiologia de um curso de medicina, a imagem de um coração, projetada em duas dimensões, reage ao toque dos alunos, sem a necessidade de qualquer luva ou objeto especial. O inventor do Heliodisplay, Chad Dyner, é estudante do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e dono da empresa IO2 Technology.

Explicar o funcionamento da engenhoca é complicado: o ar do ambiente é sugado para dentro do aparelho e, depois, ejetado de volta com modificações em suas características, além de iluminado com uma técnica que faz o ar e os fótons reproduzirem a imagem. O resto, aparantemente, é mantido em segredo industrial, mas seu criador garante que o ar expelido não representa qualquer ameaça à saúde humana.

O Heliodisplay é compatível com a maioria dos equipamentos de projeção e exibição em duas dimensões, como DVDs, computadores e videogames. As imagens chegam a 22 polegadas, mas já estão em desenvolvimento "versões" com maior capacidade.
 
Terra

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home