Apple solta o seu tigre em todo o mundo
Heinar Maracy
 
A Apple lançou hoje mundialmente seu novo sistema operacional, o Mac OS X 10.4, codinome Tiger. A principal novidade é a busca de arquivos por metadata, o que torna o Tiger muito mais inteligente que os outros felinos da sua espécie.

Veja também:
Telas do MacOS X Tiger

É possível, por exemplo, buscar todos os arquivos de imagem com mais de 200k que você criou ou baixou da Internet na última semana e criar uma "pasta inteligente" com essa busca. Se você criar mais uma imagem, ela aparece imediatamente nessa pasta, independente de onde você a salvou.

O Spotlight, essa nova ferramenta de busca, encontra os arquivos instantaneamente e consegue procurar pelo conteúdo de e-mails, arquivos de texto ou PDF.

Os Dashboards são uma nova categoria de programas baseados em XML que acrescentam funções ao sistema e a vários programas. De cara, o Tiger vem com catorze widgets, que é como são chamados os módulos do Dashboard (relógio internacional, calendário, um para acionar o iTunes,outro para consultar a Agenda, etc)

O iChat AV permite fazer videoconferência com até quatro pessoas e audioconferência com até dez pessoas. Mas para conversar vendo três amigos na sua tela, você irá precisar no mínimo de um G4 de 1 GHz.

Fora isso, existem mais de duzentas "novidades" no sistema, que vão de refinamentos de interface a melhorias em tecnologias recentes como o Bluetooth, que agora permite o uso de fones de ouvido sem fio com o Mac.

O Tiger roda em qualquer Mac com porta FireWire, e exige um mínimo de 256 MB de RAM e 3 GB livres em disco. Ele vem em um DVD, portanto um leitor de DVD é fundamental. No Brasil, vai custar R$ 460.

A grande maioria dos programas que rodam no Panther (Mac OS 10.3) vão continuar funcionando. É possível que um ou outro dê algum problema de compatibilidade (principalmente os que agregam funções ao sistema), portanto é saudável dar uma olhada no site do programa antes de instalar o novo sistema.O mesmo vale para periféricos como scanners e impressoras.

Com o Tiger, a Apple pretende mostrar que continua na liderança dos sistemas operacionais modernos, trazendo hoje coisas que o usuário Windows só vai ver no Longhorn, em 2006. Em uma recente reunião de acionistas, Steve Jobs, CEO da Apple, deu uma bela estocada na Microsoft: "Eles estão nos copiando descaradamente. Mas nem copiar depressa eles conseguem."
 
Magnet

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home