Tempo que aposentados navegam na internet cresce 85%

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

No último trimestre do ano passado, o tempo médio de uso residencial da web entre os brasileiros aposentados foi de 29 horas e 45 minutos --um aumento de 85% em relação às 16 horas e 01 minutos do primeiro trimestre de 2004. As informações são do relatório trimestral Web Brasil, do Ibope//NetRatings.

Já a quantidade de horas de conexão entre o grupo formado por pessoas acima dos 55 anos passou de 21 horas e 30 minutos para 26 horas e 32 minutos no mesmo período. Durante a navegação residencial, um dos focos desses usuários está nos sites de notícias --a Folha Online está entre as páginas mais visitadas pelo grupo.

O aumento de horas de navegação entre o público mais velho está ligado a dois determinantes. O primeiro deles é o fato de que, teoricamente, os aposentados têm mais tempo para navegar em suas casas do que aqueles que trabalham ou estudam.

O segundo, e talvez mais importante, tem como base a evolução tecnológica da rede. Esse desenvolvimento considera itens como banda larga e programas que dão ênfase ao papel social da rede --sites de relacionamento, além daqueles que permitem a criação de blogs e de álbuns de fotos, por exemplo.

No ano passado, o número de usuários residenciais com conexões de alta velocidade aumentou 20%. Já o acesso a sites de comunidades [salas de bate-papo e páginas pessoais, que incluem blogs e sites de relacionamento] e e-mail respondem atualmente por mais de 30% do tempo total de uso da web.

"Notamos um movimento de transição na internet, que deixou de ser apenas um meio de distribuição de conteúdo, para tornar-se uma ferramenta de relacionamento social e comercial", afirma Marcelo Coutinho Lima, diretor-executivo do IBOPE Inteligência, responsável pela elaboração do estudo.

No final de 2004, diz o relatório, os sites de comunidades responderam por 19,5% do tempo total de navegação residencial no Brasil. As páginas de e-mail ficaram com 12,4% e os sites de bancos e serviços financeiros, com 6,1%. Já os endereços de notícias responderam por 3%, próximos dos sites de fotografia (3,3%), jogos on-line (2,9%) e governo (2,9%).
 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home