Indústria fonográfica persegue usuários da Internet2

da Folha de S.Paulo
da Associated Press

A Internet2, rede de altíssima velocidade que conecta universidades e instituições de pesquisa, aparentemente também é popular entre estudantes interessados em baixar músicas e vídeos pirateados.

A Riaa (associação da indústria fonográfica dos EUA) anunciou, na semana passada, que vai processar usuários da Internet2 por cópia ilegal de arquivos.

A Internet2 é muito mais rápida que a internet pública. Segundo pesquisadores, baixar uma cópia do filme "Matrix", coisa que pode levar até 25 horas pela rede convencional, demora apenas 30 segundos na Internet2.

A Riaa disse que vai processar 405 estudantes de 18 universidades e que já enviou advertências para mais 140 instituições de ensino dos Estados Unidos. Além disso, a MPAA (associação dos estúdios de Hollywood) afirmou que também tomará ações judiciais contra usuários da Internet2.

"Nós não endossamos a troca ilegal de arquivos", diz Doug Van Houweling, diretor da Internet2.

A associação das gravadoras não revela os métodos que usou para identificar pirataria na Internet2, mas diz que agiu dentro da lei. A lista de universidades acusadas inclui as prestigiosas Columbia, Harvard e Princeton.

Segundo a Riaa, cada usuário da rede de próxima geração chega a ter mais de 13 mil músicas pirateadas --bem mais do que a média entre internautas comuns. "Nós não podemos deixar essa rede de alta velocidade virar uma zona sem lei", diz Cary Sherman, presidente da associação.

Van Houweling diz que a Internet2 não tenta identificar os arquivos pirateados devido a questões de desempenho (a rede ficaria mais lenta) e privacidade.
 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home