Professor desenvolve programa que corrige provas

 
Regina Valente
 

Um programa desenvolvido durante seis anos pelo professor de sociologia Ed Brent, da Univerisdade de Missouri (www.missouri.edu), nos Estados Unidos, vem sendo testado com alunos desde 2003. O software promete ser um grande auxiliar dos docentes.

Batizado de Qualrus, o programa faz a correção das provas, analisando sentenças e até mesmo a estrutura do texto, interpretando idéias e argumentos. Brent garante que o programa é muito sofisticado e não se limita a um leitor de códigos. As provas são escaneadas e analisadas por meio de palavras-chave, frases e padrões de linguagem específicos.

Os alunos baixam os resultados com "anotações" diretamente do sistema através da Web. Cada trabalho recebe uma nota numérica baseada em uma série de requisitos pré-estabelecidos pelo professor.

Brent estima ter economizado mais de 200 horas de trabalho por semestre no curso de sociologia, que é frequentado por 140 alunos. Ele diz que avaliações finais, que ele lê de fato, estão muito melhores por conta da ajuda do programa, que custa US$ 399 para escolas e US$ 699 para empresas, por unidade.

O Qualrus não é o primeiro programa desse tipo. Escolas de ensino médio no estado de Indiana já utilizam um sistema parecido, o e-rater, para avaliar testes de inglês.
 
Magnet

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home