Eleição dos melhores sites de 2005 recebe participação do internauta

JULIANO BARRETO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Os 325 sites indicados para o Webby Awards, prêmio que elege as melhores páginas da internet, foram anunciados na última semana e a corrida para vencer o "Oscar da internet" já começou.

A nona edição do evento chega com várias mudanças. A começar pelo local da entrega dos prêmios, que pela primeira vez será Nova York, e não San Francisco, cidade onde o Webby foi criado.

A edição 2005 do prêmio também é marcada pela criação de premiações especiais como o Webby Person of the Year (personalidade do ano na rede) e o Artist of the Year (artista do ano), cujos vencedores serão eleitos exclusivamente pela International Academy of Digital Arts & Sciences.

Projetos inovadores que não se classificaram para a final disputam o Webby Worthy.

Barbadas e barrados

A disputa principal, que recebe votos de um júri especializado e dos internautas, tem 65 categorias e leva em conta fatores como conteúdo, navegação, visual, funcionalidade, interatividade e experiência geral.

Alguns portais se destacam pela versatilidade. As páginas criadas pela rede BBC concorrem a dez prêmios diferentes, passando por áreas como esporte, educação, televisão e rádio --nessa categoria, os britânicos conseguiram emplacar dois entre os cinco indicados.

Outros portais como o da America Online, o da Cnet e o do Yahoo! têm boas chances de ganhar mais de uma vez, pois concorrem em mais de três categorias.

A surpresa ficou por conta das poucas indicações de sites criados pela Google Inc. Só o buscador foi indicado, enquanto a rede social Orkut e o serviço de e-mail Gmail ficaram de fora da disputa.

Votação

Apesar de ser chamado de "o Oscar da internet", o Webby Awards abre espaço para a opinião do público. Até o próximo dia 29, é possível participar do People's Voice Awards.

Se você quer participar, acesse o endereço pv.webbyawards.com e realize o cadastro, que é gratuito. É preciso inserir um endereço de e-mail válido, pois a senha de entrada para a página de votação será enviada via correio eletrônico.

Depois de entrar no site de votação, você poderá votar diretamente em um site ou navegar entre as categorias disponíveis. Após votar, uma porcentagem com a previsão do resultado da eleição é exibida automaticamente. Paralelamente à votação do público, o International Academy of Digital Arts & Sciences também escolhe seus vencedores.

Entre os membros mais famosos da Academy, estão personalidades como o cantor David Bowie, o fundador da gravadora Virgin, Richard Branson, e o criador da série animada "Os Simpsons", Matt Groening.

Segundo a organização do evento, os resultados são conferidos pela empresa PricewaterhouseCoopers. No dia 3 de maio os vencedores serão anunciados e a entrega dos prêmios será feita em 6 de junho.
 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home