Broca-robô" pode baratear implantes dentários

Uma broca odontológica "robótica" vai começar a ser testada em humanos, podendo representar um importante passo rumo a procedimentos dentários mais automatizados, segundo reportagem da revista New Scientist.

Desenvolvido em Israel pela Tactile Technologies, o procedimento pode tornar as operações de implante dentários mais baratas, rápidas e menos dolorosas para os pacientes, segundo a empresa. Um implante dentário é um pequeno pino de metal fixado na mandíbula para substituir a raiz de um dente. É usado para fixar dentes postiços e pontes e sua instalação geralmente envolve uma cirurgia longa e complicada.

Partes do sistema mecânico já foram testados em animais e os testes em humanos, europeus e americanos, devem ter início em meados deste ano. Mais barato No sistema, um molde é fixado na mandíbula do paciente e finas agulhas penetram na mandíbula para localizar os ossos.

Os dados são transmitidos usando tecnologia sem fio a um computador que compara as informações com a radiografia da boca para determinar as direções da broca. O dentista aperta, então, um botão para iniciar a operação no local exato. Uma vez ativado, a broca é guiada automaticamente, mas o dentista pode alterar os procendimentos a qualquer momento.

"O sistema causa menos trauma e viabiliza os implantes dentários para o dentista comum", diz Kinrot, um dos responsáveis pelo projeto, à revista New Scientist. O futuro custo do sistema está orçado em cerca de US$ 1.000.
 BBC Brasil

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home