Redes na Internet trocam muito mais que música roubada

Andy Sullivan

Os universitários à procura de música gratuita podem ter popularizado os softwares de troca de arquivos via Internet, mas a tecnologia está em uso por todo tipo de usuário, agora, de pessoas que desejam fazer telefonemas ao mais baixo custo possível a exploradores polares.

Até mesmo a indústria fonográfica começou a cantar diferente, à medida que gravadoras que durante anos travaram guerra judicial contra as empresas de troca de arquivos agora admitem uso autorizado da tecnologia.

"Jamais imaginei que você fosse ouvir isso de mim, mas a indústria fonográfica vem sendo em geral bastante cooperativa", afirmou Wayne Rosso, que está lançando um serviço autorizado chamado Mashboxx (http://www.mashboxx.com), enquanto a Corte Suprema dos Estados Unidos julga o processo por violação de direitos autorais movido pelas gravadoras contra o Grokster, a empresa de software de troca de arquivos que ele comandava no passado.

O software de troca de arquivos permite que usuários se conectem diretamente aos computadores uns dos outros, evitando a necessidade de recorrer aos poderosos servidores que formam a base de boa parte da Internet. Páginas de Web, planilhas, apresentações em PowerPoint e outros materiais usualmente armazenados em servidores podem assim ser fornecidos ao público diretamente do disco rígido de um usuário.

Isso torna a comunicação online muito mais simples, segundo Steve Crocker, que ajudou a desenvolver uma versão inicial da Internet quando estava na faculdade, na década de 60.

"Quando você pensa no volume de hardware, largura de banda e capacidade de armazenagem disponível na forma de computadores dos mais comuns, e reflete sobre o quanto é difícil, na verdade, trabalhar em cooperação, percebe a existência de uma grande disparidade", disse Crocker, cujo software Shinkuro (http://www.shinkuro.com) permite que pessoas em locais diferentes trabalhem no mesmo documento. Nesses casos, a comunicação cifrada é usada para impedir a ação de hackers e espiões.

Já o serviço de telefonia compartilhado da Skype Technologies (http://www.skype.com) permite que usuários em qualquer parte do mundo conversem livremente.

E um serviço chamado Freenet (http://freenet.sourceforge.net) ajuda as pessoas a se comunicarem em países como a China, onde o conteúdo online é pesadamente censurado. Os usuários doam porções de seus discos rígidos para armazenar páginas da Web e outros arquivos, enquanto o software protege suas identidades.
 Reuters

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home