Interface torna simples uso de antivírus

EDUARDO MARQUES
RICARDO MENOTTI
Especial para a da Folha de S.Paulo

O Teste USP avaliou o software de segurança AVG Anti-Vírus, desenvolvido pela Grisoft, com versões em português para Windows 95/98/ NT/2000/XP e Linux.

O programa possui versões específicas para servidores de arquivos Windows e servidores de e-mail Lotus Domino e Microsoft Exchange, inclusive com facilidades de administração remota. O teste foi realizado com a 7.0 Professional Single Edition, utilizada para estações de trabalho com sistema Windows.

Em micros domésticos, o internauta pode usar o AVG Free Edition (10,3 Mbytes, com download gratuito em free.grisoft.com), disponível apenas no idioma inglês, sem suporte técnico e que não oferece a possibilidade de instalação em sistemas Windows 2000 Server.

A versão gratuita possui as mesmas atualizações da base de dados de vírus, mas com servidores diferentes, que podem sofrer maior congestionamento de dados.

Varredura de e-mails

Os testes foram realizados em um micro com processador Athlon XP 2000+ com 1 Gbyte de memória RAM, disco rígido de 80 Gbytes e sistema operacional Windows 2000 Server.

O AVG Anti-Vírus ocupa pouco mais de 20 Mbytes de memória para oferecer proteção de e-mail e sob demanda. O programa verifica mensagens durante o envio e o recebimento.

Os testes realizados comprovaram o funcionamento do programa com eficiência para o envio de e-mails por meio do protocolo SMTP e recebimento via POP3. A verificação, no entanto, não é realizada em e-mails recebidos pelo protocolo IMAP, utilizado por alguns servidores.

Já a proteção sob demanda é a verificação dos arquivos utilizados pelo sistema conforme eles são lidos ou gravados.

Para varrer os 9 Gbytes do disco, ocupados por 172.429 arquivos, o programa gastou 23 minutos e permitiu um processo de remoção passo a passo, no qual o usuário pode escolher limpar os arquivos infectados, movê-los para a quarentena (até que possam ser limpos) ou excluí-los definitivamente.

Modos de operação

O AVG oferece duas opções de interface muito agradáveis e intuitivas. A interface básica possui as configurações usadas com mais freqüência. A avançada é mais completa e indicada para usuários experientes.

É possível ainda personalizar as opções a serem exibidas, removendo ou adicionando componentes. Um ponto favorável do software é a possibilidade de programá-lo para que faça atualizações e testes periódicos automaticamente, com pouca ou nenhuma intervenção do usuário, facilitando o gerenciamento do computador no dia-a-dia.

Manter a base de dados de vírus atualizada é fundamental para o bom funcionamento de qualquer programa antivírus.

A atualização inicial do produto, realizada após a instalação, levou menos de um minuto. A primeira atualização costuma ser a mais demorada, mas esse tempo irá depender do tipo de conexão à internet (discada ou de banda larga) utilizada pelo usuário.

Há ainda a opção de ser informado por e-mail sobre as últimas atualizações disponíveis. Para isso, basta cadastrar-se.

Conclusão

O Teste USP não dispõe de um laboratório para testes de detecção de vírus. Esse tipo de teste é realizado por laboratórios e órgãos especializados, como o Vírus Bulletin e o ICSA Labs, onde o AVG já foi certificado e teve bons resultados, inclusive em plataforma Linux, na qual ele funciona apenas em linha de comando (sem interface gráfica).

Em virtude de sua excelente interface gráfica, rápida configuração e possibilidade de fazer atualizações e testes automáticos, o produto é ideal para usuários inexperientes, além de apresentar uma boa relação custo-benefício.

Adicionalmente, para usuários corporativos, o AVG também possui boas ferramentas de administração em suas versões Server e Network.

Eduardo Marques é doutor em engenharia de sistemas digitais pela EP-USP e docente do departamento de Computação e Estatística do ICMC-USP. Ricardo Menotti é mestrando em ciência da computação no ICMC-USP

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home