Celular japonês funciona como carteira digital

BRUNO GARATTONI
Enviado especial da Folha de S.Paulo a Hannover

Quem leva consigo o celular o tempo todo sabe o espaço que ele ocupa, literalmente, no bolso ou na bolsa. Para muita gente, a importância do telefone móvel é comparável à da carteira --não dá para sair de casa sem ele. Sendo assim, por que não aproveitar a capacidade do portátil e se livrar, de uma vez por todas, do volume da carteira?

É o que sugere a operadora de telefonia móvel NTT DoCoMo, que implantou no Japão a tecnologia FeLiCa, baseada num chip fabricado pela Sony.

Na feira, a DoCoMo exibiu as capacidades do sistema, que são amplas. A possibilidade mais óbvia é fazer pagamentos automáticos.

Ao comprar alguma coisa no supermercado ou andar de metrô, por exemplo, não é preciso sacar cartões nem bilhetes: basta passar o celular em frente a um sensor e o valor correspondente é automaticamente debitado dos créditos armazenados no telefone.

Os créditos podem ser acrescentados pelo site da DoCoMo. Segundo a empresa, 14 mil estabelecimentos já aceitam a FeLiCa.

A tecnologia, que também substitui crachás e carteirinhas --da empresa ou da videolocadora, por exemplo--, tem integração com a internet.

No celular, o usuário pode consultar os horários de shows e de sessões de cinema e comprar ingressos. Ao chegar ao local em questão, basta passar o celular em um leitor compatível para entrar.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home