Computador melhora equipamentos de visão noturna
 


Pesquisadores holandeses desenvolveram um equipamento de visão noturna que torna filmagens feitas durante a noite tão claras e coloridas como se tivessem sido registradas em plena luz do dia. A informação consta em artigo que será publicado na edição de sábado do semanário científico britânico New Scientist. O sistema, projetado para o exército holandês, usa um computador para colorir as imagens, substituindo o granulado cinza e o verde monocromático em imagens de óculos de visão noturna tradicionais.

As câmeras de visão noturna tanto amplificam a luz disponível quanto usam sensores de infravermelho para mapear a irradiação de calor que emana dos objetos. O novo dispositivo aperfeiçoa este mecanismo ao "samplear" as cores de imagens feitas durante o dia em paisagens onde o equipamento será usado.

Ele, então, seleciona pixels aleatórios para obter uma amostra da paleta de cores de um meio ambiente típico: tons de marrom para troncos de árvores, de verde para vegetação, de azul para o céu.

O sistema combina estas cores com matizes monocromáticas equivalentes. O cinza claro, por exemplo, combina com uma matiz de azul para o céu. Então, quando o sistema é usado à noite para visualizar uma cena, o mapeamento é revertido, de forma que os pixels monocromáticos sejam substituídos por aproximação pela cor correspondente.

O equipamento já foi testado com uma dúzia de voluntários, que afirmam ter melhorado dramaticamente sua habilidade de localizar obstáculos no escuro. O próximo passo é desenvolver um protótipo especial para ser usado em operações noturnas de helicópteros.
 
AFP

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home