Trabalhadoras querem folga por menstruação

O Sindicato de Trabalhadores da Manufatura (MUW, sigla em inglês) da Austrália revelou nesta sexta-feira que está negociando um novo acordo de convênio coletivo com a companhia Toyota que incluirá uma inovadora "folga por menstruação".

O secretário nacional do sindicato, Doug Cameron, explicou que algumas mulheres têm uma menstruação muito dolorosa e deveriam ter o direito a folga por essa razão. Além da licença por doença, o acordo com a empresa fabricante de automóveis incluiria doze dias ao ano para as trabalhadoras da empresa.

"Nossas membros nos dizem que têm que tirar folga por doença, algumas de forma regular, porque têm problemas crônicos com sua menstruação, e achamos que não deveriam sofrer esta desvantagem frente aos homens que não têm esse problema a cada mês", disse Cameron através da rádio ABC.

Já o diretor executivo do Grupo de Indústrias da Austrália, Heather Ridout, condenou a proposta por acreditar que "é um mal momento para aumentar os custos trabalhistas".

"Pressionará as taxas de juros, já que o Banco de Reserva (banco central australiano) e o Tesouro esperam que subam os custos trabalhistas para colocar pressão em nossa estrutura", explicou Ridout.

Um porta-voz da Toyota, Peter Griffin, manifestou não poder fazer comentários específicos sobre as negociações, mas falou que a empresa levará em consideração todos os pedidos do sindicato.

A negociação do novo acordo concluirá antes de junho e afetará 3 mil trabalhadores da empresa, sendo 10% mulheres.
 
EFE

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home