Crackers vendem código-fonte de firewall da Cisco

Um grupo de crackers autodenominado Source Code Club está oferecendo pela Internet o código-fonte do firewall Cisco Pix versão 6.3.1, pela quantia de U$ 24 mil (cerca de R$ 68 mil). Em julho, o mesmo grupo já havia freqüentado o noticiário especializado por vender outros códigos proprietários.

Os crackers ofereceram o código do firewall em mensagens postadas em grupos da Usenet. "SCC se orgulha de anunciar que está disponível para o público em geral o código-fonte do Cisco Pix 6.3.1. Este lançamento é significativo porque Pix é vital à segurança de muitas redes ultra-seguras", lia-se no início das mensagens.

O grupo promete manter em segredo tanto a identidade do comprador quanto a do vendedor e a transação comercial seria feita via e-mail com mensagens criptografadas. Haveria ainda um incentivo para quem adquirir um código-fonte completo: a primeira compra registra os "clientes" como "membros privados", o que lhes daria acesso a códigos adicionais do produto, não disponíveis para o público em geral.

Apenas um hoax?
Para o diretor de pesquisa de códigos maliciosos da iDefense, Ken Dunham, provavelmente a oferta é apenas um hoax (trote). Em entrevista ao site e-Commerce Times ele disse: "Estes sujeitos estão apenas fazendo barulho para chamar a atenção e se divertirem ou estão tentando ganhar dinheiro ilicitamente. Poderia ser um pouco de ambos".

De qualquer forma, ele acha que mesmo que a oferta seja verdadeira, o Source Code Club usa uma estratégia de venda pobre ao oferecer o código em listas pela Internet. Na opinião do executivo, a venda em canais do submundo seria muito mais segura.

Dunham, porém, não descarta a possibilidade de a Cisco ter perdido o seu código-fonte, já que nos últimos seis a 18 meses a iDefense registrou um aumento dramático de criminalidade em operações clandestinas. "Estamos nos distanciando dos 'script kiddies' que atacam por divertimento e entrando na fase de organizados e sofisticados ataques criminosos pela Internet¿, afirmou.
 InfoGuerra

 

 Arquivo outro  meses    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home