Como instalar Internet sem fio em casa
 


Cada vez existem mais equipamentos com tecnologia wireless incorporada, por isso é um bom momento para pensar em instalar uma rede Wi-Fi em casa e desfrutar de seus benefícios. Além disso, os dispositivos necessários para realizar este projeto se tornaram bastante comuns e é fácil encontrá-los em diversas lojas.

As vantagens de criar uma rede wireless ou sem cabos (fios) não são novidade. Dizer que as redes sem fio estão se tornando cada vez mais populares devido a sua capacidade e baixo custo também não é surpresa. Então, cabe a pergunta: porque ainda não se massificaram? Talvez a resposta seja o desconhecimento dos aparelhos necessários para empreender um projeto deste tipo ou, provavelmente, as pessoas pensem que colocar tudo para funcionar seja uma tarefa muito difícil.

Assim, vamos explicar o que você tem que fazer para começar a "desfiar" sua casa e ter mais liberdade para trabalhar ou se divertir. Obviamente, as recomendações a seguir correspondem a um guia básico, já que cada instalação tem suas particularidades, principalmente em função da marca dos equipamentos e suas configurações.

Conceitos básicos

Em primeiro lugar, e para saber melhor do que estamos falando, revisaremos alguns conceitos básicos da comunicação sem fio. Atualmente existem vários padrões sem fio, tais como 802.11a, 802.11b e 802.11g. Entretanto, a norma mais comum e predominante é 802.11b, que funciona com a banda de 2,4 GHz e com uma velocidade de transferência de dados de até 11 Mbps.

Mas todos têm em comum o fato de se comunicarem essencialmente através de ondas de rádio mediante transmissores pequenos e de baixo consumo de energia.

Mobilidade em nível de computador

A tendência indica que logo os equipamentos virão com wireless incorporado já de fábrica. Neste sentido, atualmente, em matéria de notebooks, a tecnologia que está começando a predominar e a da Intel Centrino, com o padrão 802.11b.

Por outro lado, se você já possui um equipamento portátil, é necessário adquirir um cartão PCMCIA que trabalha como antena. Da mesma forma, se se deseja habilitar um computador do escritório será preciso instalar um cartão PCI sem fio ou adquirir um adaptador USB com as mesmas características.

 

 Arquivo outro  meses    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home