O que levar em conta ao montar uma rede Wi-Fi

As redes sem fio, ou simplesmente Wi-Fi, estão começando a se impor pelo mundo. Para quem está pensando em se juntar à moda dos "sem fio", basta seguir este guia com dez pontos-chave para levar em contar antes de começar.

No momento da compra de um componente tecnológico algumas verdades absolutas surgem. Por exemplo, na maioria das ocasiões, sabemos menos do que deveríamos na hora de escolhê-lo. Por isso, muitas vezes, acabamos tomando decisões baseadas no preço, no desenho da caixa, ou, até mesmo, pelo nome do fabricante.

Se já nos custa tomar uma decisão na hora de escolher algo que nos parece familiar como, por exemplo, uma câmera fotográfica, o fato de ter de enfrentar a compra do nosso primeiro componente sem fio pode ser um pesadelo. Por isso, resumimos aqui, em dez simples pontos, o que você deve levar em consideração. Não se preocupe, é realmente mais simples do que parece:

1) Roteador ou Ponto de Acesso?

Este é, talvez, o ponto mais fácil de todos. Um roteador sem fio nos permite conectar vários computadores a uma mesma conexão, além de poderem comunicar-se entre si a partir deste dispositivo.

Deve-se diferenciar entre roteadores ADSL, que são na realidade a soma de um modem ADSL e um roteador, e um roteador Wi-fi simples, que só gerencia as conexões que vêm de um modem ADSL ou de um servidor e as reparte entre outros computadores conectados à rede.

Por outro lado, o ponto de acesso é um dispositivo que podemos acrescentar a uma rede existente para dotá-la de conectividade sem fio. Se já temos um roteador, podemos simplesmente conectar o ponto de acesso a uma de suas saídas para, assim, conectar qualquer dispositivo sem fio com o resto da rede.

2) Formatos de cartões WiFi

Uma vez escolhido o ponto de acesso, precisamos agora que nosso computador possa se comunicar com ele sem fios. Para isso, devemos comprar um cartão WiFi que possa ser adaptado ao computador. Podemos encontrar:

Cartões PCI: os clássicos cartões de toda a vida, têm o problema de que devemos abrir o computador para instalar.

 

 Arquivo outro  meses    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home