Pentium 4 de 3,8 GHz deve marcar fim de uma era para a Intel

da Folha Online

O novo chip Pentium 4 que a Intel deve colocar no mercado até o final do mês deve fazer história por representar o último de uma linha que, por anos, esteve centrada na velocidade.

A fabricante de chips deve lançar, por volta do dia 15 de novembro, o processador Pentium 4 de 3,8GHz. O chip dá um impulso na velocidade de clock do top de linha, atualmente de 3,6 GHz.

O lançamento deve ocorrer sem muito alarde, segundo o site News.com. A Intel, que por anos focou seus negócios na velocidade dos processadores, agora voltou suas atenções na melhora do desempenho dos chips. Qualquer semelhança com o que a concorrente AMD já faz já um bom tempo não é mera coincidência.

A companhia vai passar a adotar um conceito para seus processadores que não prioriza a velocidade de clock. Tanto que recentemente desistiu do projeto Tejas --chip antes previsto para o segundo trimestre de 2005, que venceria a barreira de 4 GHz. Especula-se que a decisão ocorreu em meio a preocupações de que os novos processadores estavam sujeitos a superaquecimento, o que, em versões futuras, significaria gasto excessivo de energia e obrigatoriedade de sistemas de refrigeração sofisticados.

Por outro lado, a empresa passou a apostar nos chips dual core, que combinam dois processadores para aumentar o desempenho.

Segundo o site News.com, a Dell deve ser uma das primeiras fabricantes de PCs a adotar o novo chip de 3,8 GHz, em seu desktop Dimension XPS.
 
 

 Arquivo outro  meses    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home