Web também traz mitos modernos e mentiras digitais

da Folha de S.Paulo

Mentira tem pernas curtas, mas corre solta na rede. A mitomania é a tendência incontrolável de mentir. Com a velocidade e a facilidade de comunicação oferecidas pela internet, os mentirosos difundem um hoax --mentira on-line-- com grande velocidade.

Algumas "brincadeirinhas" espalhadas via internet nem sempre são de bom gosto, como a solicitação de ajuda a uma criança com câncer. O e-mail deve ser repassado para a maior quantidade possível de pessoas. Como isso ajuda a criança, ninguém explica.

O ator Mel Gibson é personagem de uma das maiores mentiras da internet. A mensagem conta a triste história de um incidente que teria desfigurado completamente seu rosto. Na Austrália, uma cirurgia plástica de sucesso teria recuperado suas feições. Veja o hoax na íntegra em www.quatrocantos.com/lendas/87_mel_gibson.htm.

Os mais caprichosos criam sites para dar credibilidade a uma lenda. É o caso dos gatos engarrafados como se fossem bonsais --árvores em miniatura-- japoneses, em bonsaikitten.chaos.org.

Difamar empresas também é mania. Alertas sobre xampus ou refrigerantes cancerígenos e produtos à base de drogas viciantes são corriqueiros. Outra modalidade é pedir que usuários enviem grande quantidade de e-mails para receber um produto gratuitamente: uma fabricante de celulares, uma de tênis e uma grande empresa de informática foram protagonistas desse tipo de hoax.

Um excelente site sobre essas mentiras é www.museumofhoaxes.com (em inglês).

Nem a rede de relacionamentos Orkut (www.orkut.com) se livrou. A página www.orkut.com/Profile.aspx?uid=10398025278540570088 mostra o suposto perfil de uma das pessoas que aparecem na página inicial do site e que teria morrido num acidente.

Em tempo: a história de que escolas americanas ensinam a alunos que a Amazônia é um território internacional, e não brasileiro, é uma mentira de internet.

Internautas mais inescrupulosos usam a rede para aplicar golpes nos mais crédulos ou gananciosos, que, no ímpeto de ganhar dinheiro facilmente, fornecem dados pessoais a terceiros que nem sequer imaginam quem sejam. Um dos golpes mais comuns diz que um milionário de um país africano, normalmente Nigéria ou Serra Leoa, faleceu e não tem herdeiros para dar a fortuna, avaliada em US$ 30 milhões. O e-mail pede o número de uma conta corrente para a remessa do dinheiro, com a promessa de uma generosa bonificação.

Também são comuns e-mails supostamente enviados por bancos, pedindo o recadastramento. As instituições financeiras não têm o hábito de pedir recadastramento por e-mail. Por isso, nunca forneça as informações (conta corrente, senha ou número do cartão de crédito) via internet. Na dúvida, é melhor consultar o gerente de sua conta.

Outro golpe é enviar uma mensagem com um link para baixar programas com uma finalidade específica. Nesse padrão se encaixa a suposta ficha de inscrição para o programa Big Brother Brasil 4, que invadiu caixas de entrada por todo o país. Veja uma lista de vários golpes em informatica.terra.com.br/virusecia/spam/interna/0,,OI280958-EI2403,00.html.
 
 

 Arquivo outro  meses    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home