Câmera digital do tamanho de chaveiro tem boa resolução

LUIS GUSTAVO NONATO
Especial para a Folha de S.Paulo


A câmara digital Key010, fabricada pela Philips, é do tamanho de um chaveiro (pesa apenas 35 g) e surpreende pela facilidade de uso. Ela pode ser conectada diretamente a uma porta USB, evitando o uso de cabos. A bateria interna também é carregada via porta USB, levando aproximadamente quatro horas para uma carga completa. Um LED (indicador luminoso) na parte anterior da câmera indica o nível de bateria.

Sua memória interna de 128 Mbytes é capaz de gravar até 320 fotos no formato JPEG com resolução de 1.600x1.200 pontos (quase 2 Mpixels).

Além disso, a memória funciona como dispositivo de armazenamento de dados, o que permite utilizar a câmera para transportar arquivos. A Key010 também traz, na parte anterior, um LED que indica o nível de preenchimento da memória.

Dependência da luz

Com foco automático, a câmera possui sensores de luz que indicam se o nível de iluminação está adequado. Nos testes realizados, foi possível notar que a qualidade das fotos é muito boa em condição de luz ideal, caindo de forma significativa quando a iluminação é reduzida para patamares um pouco abaixo do ideal. Quer dizer: a qualidade das fotos é muito dependente do nível de iluminação.

Outro ponto fraco é o tempo de captura das imagens, pois é preciso esperar aproximadamente três segundos após cada foto.

Como a lente tem uma peça protetora, a câmera pode ser levada no bolso sem sofrer danos.

Junto com a câmara é fornecido um CD-ROM com os softwares Arcsoft PhotoImpression, para edição e tratamento de fotos, e Arcsoft Collage Creator, que permite compor imagens. O CD-ROM também contém o Acrobat Reader, usado para leitura dos manuais, o manual propriamente dito (em diversas línguas, incluindo o português) e uma uma lista de perguntas freqüentes. A instalação dos softwares é bem fácil.

Manuais

As instruções que acompanham o produto deixam um pouco a desejar, indicando apenas as principais funcionalidades da câmera. Informações técnicas importantes, como o tempo médio de uso da bateria, não estão presentes no manual. Não foi possível encontrar manuais dos softwares que acompanham o produto.

Embora sejam fáceis de usar, os documentos de ajuda dos softwares PhotoImpression e Collage Creator não são detalhados, o que pode dificultar sua consulta por usuários menos experientes.

Conclusão

O tamanho, a alta resolução das imagens e o uso da memória como dispositivo de armazenamento de dados são os pontos fortes da câmera digital Philips Key010. Embora apresente deficiências na aquisição de imagens em condição de luz não ideal, essa máquina é uma boa opção para uso doméstico. Fácil de ser transportada, pode estar sempre à mão durante viagens e passeios.


 

 Arquivo outro  meses    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home