Chip na pele recuperará dados médicos de paciente

Um chip de computador que foi desenvolvido para ser implantado embaixo da pele recebeu hoje a aprovação de autoridades dos Estados Unidos. O componente eletrônico poderá ajudar os médicos a recuperarem rapidamente o histórico de saúde de seus pacientes em situações graves.

O VeriChip, vendido pela Applied Digital Solutions, é colocado no antebraço em um procedimento indolor que leva minutos para ser completado, afirmou a companhia.

Do tamanho de um grão de arroz, o chip contém o número de identificação do paciente que corresponde com informações médicas armazenadas em um banco de dados instalado em um computador. Um scanner de mão pode recuperar o número do paciente a partir do chip, que emite ondas de rádio quando é ativado.

A empresa espera que os médicos usem a tecnologia para encontrarem informações importantes sobre uma pessoa que está inconsciente ou que tem problemas para se comunicar. O banco de dados vai incluir detalhes como uso de medicamentos, alergias e problemas de saúde.

Implantes de chips têm sido usados há anos para vários propósitos, como identificação de animais perdidos. Mas a solução da Applied Digital não podia ser usada para fins médicos nos Estados Unidos antes da liberação, nesta quarta-feira, pela agência de alimentos e medicamentos (FDA) dos EUA.

Defensores do direito à privacidade estão preocupados sobre a rápida transferência de informações médicas sensíveis entre computadores, mas a Applied Digital informou que os dados serão mantidos em segurança.
 
Reuters

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home