Estados Unidos vão reprimir material pirata

O governo dos Estados Unidos deve anunciar hoje uma campanha coordenada de repressão ao roubo da propriedade intelectual norte-americana, como CDs piratas e autopeças falsificadas, informou o Wall Street Journal.

De acordo com funcionários citados pelo jornal, os itens visados respondem por 7% do comércio mundial. A nova iniciativa será conhecida como Strategy Targeting Organized Piracy, ou Stop. Ela compreenderá uma série de mudanças legais e administrativas a serem adotadas nos próximos meses.

O jornal informou que a pirataria descontrolada de bens norte-americanos patenteados ou protegidos por leis de propriedade intelectual, especialmente na China, está privando as empresas norte-americanas de milhões de dólares em faturamento.

"Esse será o mais abrangente esforço já lançado para deter o comércio de produtos pirateados", disse um importante funcionário do governo ao jornal, que forneceu detalhes sobre os planos. Ele acrescentou que "embora a China não seja o único problema, é o alvo principal".

O secretário da Justiça John Ashcroft, o secretário do Comércio Don Evans e o representante do governo para assuntos de comércio internacional, Robert Zoellick, planejam explicar detalhes da iniciativa, acompanhados por funcionários de primeiro escalão do Departamento de Segurança Interna, afirmou o jornal.

O Wall Street Journal informa que o esforço incluirá a publicação de uma lista anual de nomes de empresas estrangeiras que estejam notoriamente produzindo ou negociando com artigos falsificados.

O Departamento da Justiça conduzirá um esforço em larga escala para reprimir as organizações criminais que, segundo funcionários norte-americanos, estão envolvidas em vendas de produtos pirateados. E o governo planeja promover uma reforma das leis norte-americanas de propriedade intelectual, para endurecer as penas para as pessoas condenadas por pirataria.

O serviço de representação comercial do governo, a alfândega e a patrulha de fronteira também desempenharão papéis essenciais, de acordo com o jornal.
 Reuters

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home