Deixe e-mails para quem você ama antes de morrer
 


Estar preparado para a própria morte e deixar prontas mensagens de amor, ódio ou perdão, instruções e revelar segredos nunca contados em vida: esta é a idéia, inovadora e polêmica, de um site que está sendo lançado em espanhol, português, inglês e, em breve, em francês.

"É preciso adaptar-se aos novos tempos e este sistema é mais prático, eficaz e íntimo do que deixar uma carta nas mãos de um advogado ou anexada a um testamento", explica Alberto Iriarte, criador e presidente do serviço.

ELe se defende da acusação de que seu serviço é macabro, dizendo que as pessoas têm o direito de preparar a morte como quem prepara a vida. "A idéia surgiu como uma forma de celebrar a vida e deixar uma lembrança, sobretudo, a nossos amigos queridos. Ninguém gosta de pensar na morte, mas é um fato que pode chegar a qualquer momento e a qualquer idade. É preciso aprender a tratá-la de uma maneira diferente, sem tabus", afirmou.

O funcionamento do serviço é simples. O usuário pode comprar pacotes de mensagens: cinco, dez ou um número ilimitado. O preço do contrato varia de 8,99 euros (US$ 10,5) por ano para a opção mais barata (cinco mensagens e 1 Mb de espaço) e 18,99 euros (US$ 22) no caso de um número de mensagens ilimitado, com direito a arquivos anexados de imagens, áudio e vídeo.

Toda a informação é criptografada e armazenada em servidores aos quais apenas o usuário tem acesso, graças a uma contra-senha, que também permite a alteração do conteúdo ou do nome dos destinatários das mensagens.

Mas... como a empresa vai saber quando um cliente morrer? Segundo Iriarte, quando uma pessoa fecha o contrato recebe um documento pessoal que deve imprimir e guardar em local seguro, ao lado de seus dados pessoais mais importantes, como passaporte ou testamento. Quando a pessoa morre, esse documento dá a seus parentes as instruções necessárias para contactar a equipe do "o último e-mail", que comprovará a morte e ativará o envio automático às pessoas designadas, sem ter acesso ao conteúdo das mensagens.

"Acredito que é um serviço que pode tornar mais leve a morte de um ser querido. É possível deixar instruções, revelar segredos ou simplesmente dizer adeus", explica Iriarte.

O lançamento da página ganhou destaque na imprensa de diversos países, que deseja saber quem está por trás da idéia peculiar e que tipo de clientes pode atrair. "É uma forma como outra qualquer de ganhar a vida honestamente. Não penso que minha idéia seja macabra, é simplesmente prática. Sei que terá mais êxito em alguns países do que em outros pela forma de ser das pessoas", admitiu.

Até o momento, apenas uma empresa americana havia criado um serviço semelhante. Porém, mais voltado para o esclarecimento dos últimos desejos materiais do falecido, ou seja, uma espécie de testamento on-line. "Nosso serviço é mais espiritual", afirmou Iriarte, que comemora o fato de que em poucas semanas de existência quase cem clientes assinaram contrato com o www.elultimoemail.com.
 AFP

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home