Programas espiões são praga silenciosa na internet

São Paulo - "Cuidado! Você pode ser alvo de espionagem. Os programas espiões, também chamados de spyware, são uma praga silenciosa na internet. Ao contrário dos vírus, que na maioria das vezes manifestam rapidamente sua presença, o software espião pode instalar-se furtivamente no computador, trabalhando em silêncio por muito tempo, até que o usuário se dá conta de que uma informação importante - como sua senha ou número de cartão de crédito - foi roubada.

Uma forma comum de spyware lê o teclado do computador, à procura de senhas e números de cartão. Outra vasculha o micro em que está instalado, a procura de informações pessoais, como estas. "Pouquíssimas pessoas têm a noção do perigo", afirma Lúcio Costa, analista sênior da Symantec, especialista em segurança. "Muitas vezes, o spyware se instala sem que o usuário tenha que fazer nada."

Um programa espião pode deixar o computador vulnerável a um ataque externo. Ou até mesmo usá-lo para atacar uma empresa ou enviar mensagens indesejadas de correio eletrônico. Eles podem vir de várias fontes. Algumas vezes, ao se visitar uma página da internet, o spyware se instala sem que o dono do micro nem mesmo perceba. Em outras, o programa espião acompanha algum outro software, muitas vezes oferecido gratuitamente na internet.

Sites pornográficos ou que dão dicas para piratear software são bastante arriscados. Mas até mesmo páginas de conteúdo mais inocente, como algumas que trazem letras de música, podem servir de instrumento de disseminação do spyware. "Quanto mais ilícito o conteúdo, maior o risco", diz Marcos Rizo, gerente de vendas da Trend Micro, também especializada em segurança.

Segundo Rizo, o spyware começou de forma inocente, como uma ferramenta que lia os hábitos dos usuários de computadores para que as empresas pudessem tirar um melhor proveito dos anúncios via internet. Os programas de anúncio, também chamados adware, espionam o usuário para selecionar anúncios que melhor se encaixem ao seu perfil e são uma ferramenta popular para sustentar produtores de software oferecido gratuitamente na rede. "Economicamente é 10, mas existe o lado mau da força, que adota o recurso para fins ilícitos", explica o executivo.

Pacotes de software de segurança, com recursos de antivírus e antispam, começam a trazer também proteção contra o spyware. Existem soluções gratuitas na rede, mas não integradas como as pagas, como o Spybot - Search & Destroy, em www.safe-networking.org.

Agência Estado
Renato Cruz


 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home