Parcerias fazem Linux ganhar terreno contra o Windows

da France Presse, em Nova York

O sistema operacional de código aberto Linux está ganhando terreno contra o todo-poderoso Windows. O programa, que é representado por um pingüim, está sendo oferecido por cada vez mais empresas como uma alternativa ao sistema operacional criado pela empresa de Bill Gates.

A HP, líder de vendas mundiais de sistemas que funcionam com Linux, anunciou recentemente a ampliação de sua sociedade com a Novell, uma das principais distribuidoras do sistema operacional.

A parceria com a Novell, que distribui o SuSe Linux, faz com que a HP se torne "a primeira grande distribuidora de tecnologia que oferece aos profissionais uma solução Linux (...) para equipar de computadores pessoais até centros de processamento de dados".

"A HP é uma forte escolha para se equipar com Linux", segundo analistas do Gartner, instituto de pesquisa sobre tecnologia, já que a empresa "desenvolveu uma visão clara de sua estratégia e o Linux está bem integrado ao hardware e software".

Segundo a IDC, outra empresa de pesquisas da área de tecnologia, o Linux, que pode ser modificado, copiado e distribuído livremente, está instalado em menos de 3% dos 160 milhões de PCs vendidos por ano em todo o mundo, mas este segmento deve saltar para 7% ou 10% nos próximos seis anos.

Nas empresas, "os diretores de tecnologia querem alternativas para o conjunto de equipamentos de informática, querem saber se o escritório Linux é uma solução viável", disse Martin Fink, responsável pelo sistema Linux na HP.

Além dos servidores ou estações de trabalho, o Linux tem um futuro promissor nos "desktops" utilizados no meio profissional.

Na Ásia, a HP acaba de fechar um acordo com o distribuidor Triple Linux, porque este sistema "é o único que responde às necessidades específicas de aplicações em línguas asiáticas", destacou Fink.

Melhor adaptado a clientes com orçamentos reduzidos, o sistema do pingüim deve ser cada vez mais usado "nos mercados emergentes da Ásia, América Latina e Europa Central", acrescentou Al Gillen, analista da IDC.

Agora, o Linux está pronto para ameaçar as diferentes versões do Windows no mercado dos computadores pessoais de venda em massa ao público?

Martin Fink responde de maneira categórica: "ainda falta que o Linux seja aplicado em muitos campos, começando pelos jogos, as transações financeiras e todos os meios digitais (foto, música e vídeo)".  

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home