Toda a vida provém de apenas 2 espécies de bactérias

Da Universidade de Alberta


Todas as plantas e animais vivos provavelmente derivam de duas espécies primitivas de bactérias, mostrou um professor de matemática da Universidade de Alberta.

Peter Antonelli e uma ex-aluna de pós-doutorado sua, Solange Rutz, usaram um sistema e software de modelo matemático original para avaliar e comparar as duas principais teorias de evolução biológica.

Uma teoria, apresentada por Lynn Margulis, da Universidade de Massachusetts, propõe que a bactéria "mãe" (Bdellavibrio) e a bactéria "pai" (Thermoplasma acidophilum) "trocaram energia" de uma forma estável, dependente e consistente há cerca de 3,2 bilhões de anos para formar todos os organismos multicelulares subseqüentes, explicou Antonelli.

Outra teoria, apresentada por Carl Woese, da Universidade de Illinois, propõe que os organismos multicelulares se desenvolveram a partir de muitas bactérias diferentes interagindo de muitas formas diferentes há 3,2 bilhões de anos.

A pesquisa de Antonelli e Rutz mostrou que a teoria de Woese não leva em consideração a estabilidade nos processos de troca química da interação de muitas bactérias, enquanto a teoria de Margulis se sustenta sob a análise do sistema de modelos de Antonelli. O estudo foi publicado na última edição da revista "Nonlinear Analysis: Real World Applications".

"Nós mostramos que a produção química necessária para apoiar a teoria de Woese não é certa e não conducente à formação de organismos multicelulares, mas a teoria de Marguli prova ser confiável", disse Antonelli.

Antonelli decidiu testar as duas teorias após ler um artigo sobre o assunto no The New York Times há cerca de três anos. "Eu tento solucionar problemas científicos com matemática, e quando eu li esse artigo, eu pensei: 'Ei, este é um problema que posso resolver'."

Antonelli também resolveu outros problemas com o modelo matemático 'Volterra-Hamilton' que ele desenvolveu. Ele solucionou o mistério do processo de desenvolvimento da população de estrelas-do-mar na Grande Barreira de Corais. Ele agora está trabalhando para definir o processo de desenvolvimento da Floresta Tropical Amazônica até seu atual estado culminante. Ele também está buscando uma teoria unificada da evolução ecológica, e sente que poderá conseguir isto em um futuro não muito distante.

"Minha intenção não era desenvolver uma teoria unificada, mas à medida que fomos juntando as peças, estudo por estudo, eu agora posso ver que isto é possível", disse Antonelli, que foi mentor de mais de 35 estudantes de pós-doutorado e é editor de oito revistas científicas.

Antonelli usa equações diferenciais para explicar interações sociais e comportamentos biológicos, e lamenta que mais biólogos não estejam interessados neste tipo de pesquisa.

"O que nós fazemos é novo e muitas pessoas ainda não entendem", disse ele. "Eu já publiquei em revistas de biologia, mas a maioria dos biólogos não lê estes artigos porque há matemática envolvida. Nós temos que convencer (os biólogos) que vale a pena o esforço de aprender matemática."
Tradução: George El Khouri Andolfato
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home