Use laser para fatiar queijo em grande estilo
 

Rafael Rigues

Que tal uma fatia de cheddar bem fininha e em um formato inusitado, como um dinossauro ou um logotipo? Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA, inventaram um novo método de corte de queijo que facilita a tarefa: usaram um laser.

Segundo Xiaochun Li, um dos membros da equipe que desenvolveu o novo método, o estado do Wisconsin é um grande produtor de queijo e laticínios, e a universidade foi procurada por um produtor, que imaginou se não seria possível usar um laser para obter fatias de queijo realmente finas. Testes iniciais com um laser convencional não deram bons resultados, já que a alta energia do raio fritava o queijo, deixando um cheiro horrível no ar.

O novo método é similar ao usado em cirurgias oculares, e usa um laser ultra-violeta com comprimento de onda de 266 nanômetros. Suficiente para um corte limpo, com profundidade de até 10 milímetros e sem sinais de queimadura no queijo. A velocidade de corte é de 1 milímetro por segundo, mas o pesquisador afirma que ela pode ser melhorada com um laser mais potente e pulsos mais rápidos.

Os principais mercados para a nova invenção são as indústrias de laticínios e fast-food. Grandes máquinas tradicionais para cortar queijo tem que ser cuidadosamente limpas para evitar contaminação bacteriana, e não permitem o corte de fatias muito finas sem que o queijo se esfarele ou grude na lâmina. "Também recebemos pedidos para fatiar carne e batatas, mas ainda não experimentamos", diz o pesquisador.
 
Magnet

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home