França alerta sobre riscos ao abrir ostras

Ansioso por demonstrar trabalho após ter sido duramente criticado em agosto ao não prevenir a população contra uma grande onda de calor, o serviço nacional de saúde pública da França emitiu um alerta hoje sobre os riscos de se abrir uma ostra. "Muitas lesões graves ocorrem quando se abrem as ostras, que são particularmente consumidas em grande quantidade durante as festividades de fim de ano", afirma em comunicado o Serviço Nacional de Saúde francês.

Segundo o SNS, cerca de 2 mil pessoas se cortam anualmente ao tentar abrir ostras, 800 delas entre dezembro e janeiro. Cerca de 20% dos acidentes necessitam de atendimento hospitalar. "Sempre que for possível, deve-se impedir estes acidentes, tomando precauções simples", alerta o SNS. "Sente-se confortavelmente com uma faca para ostras e o método adequado para abri-las e proteja as mãos, ou peça a um vendedor de ostras que as abra".

Os franceses consomem milhares de ostras, muitas delas cultivadas na costa oeste do país, durante o Natal e nas festas de ano-novo. As autoridades francesas têm advertido a população sobre os riscos de enchentes e ondas de frio, assim como epidemias de gripe, depois de terem falhado na prevenção de uma onda de calor que matou 15 mil pessoas em agosto, principalmente, idosos.
 Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home